O Museu da Cerâmica na Ponta dos Dedos

Semana da Ciência e da Tecnologia

Semana da Ciência e da Tecnologia
Museu da Cerâmica
24 e 26 de Novembro de 2010


O Museu da Cerâmica vai participar mais uma vez na Semana da Ciência e da Tecnologia, promovida pela Ciência Viva – Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica, a qual decorre entre 22 e 28 de Novembro.

Inserindo-se nestes objectivos de divulgação científica e tecnológica, o Museu apresenta no seu programa as seguintes iniciativas:

24 de Novembro
Do Barro à Peça
A Oficina do Museu da Cerâmica abre as portas aos seus visitantes, mostrando como se desenvolve o processo cerâmico.
O barro que se transforma no nosso objecto de estudo; a obra cerâmica.

Destinatários: Público em geral e grupos com marcação (Tel.: 262 840 285)
Horário: 10:00 às 12:00 horas e 14:00 às 17:00 horas
Local: Oficina do Museu da Cerâmica


26 de Novembro
No Cerne da Ciência
Iniciativa do Clube da Ciência da Escola Secundária Raul Proença em parceria com o Museu da Cerâmica de Caldas da Rainha.
Palestra que consiste numa viagem virtual ao célebre CERN (Organisation Européenne pour la Recherche Nucléaire - Genève, Suisse), por Carlos Pires e Luís Perna, Professores de Física e Química da Escola Secundária Raul Proença.

Destinatários: Público em geral
Horário: 21:30 horas
Local: Museu da Cerâmica

Acção Formação com CENCAL

Na manhã do dia 29 de Junho, teve lugar, no Museu da Cerâmica, uma acção de formação destinada a todos os seus trabalhadores, versando a Actualização Técnica e Plástica da Cerâmica Contemporânea, ministrada por Jesus Sheriff. Tendo-se inserido nas actividades complementares da exposição do CENCAL de Cerâmica Criativa então patente, esta parceria de formação interna entre o Museu e aquele Centro de Formação logo se revelou de elevado interesse e agrado de todos os colaboradores do Museu, que manifestaram o desejo de aprofundar a temática.


 



Para completar aquele I Módulo, promoveu-se um II Módulo centrado no Circuito de Produção Cerâmica e Laboratório, desenvolvendo os conhecimentos adquiridos, o qual decorreu nas instalações do CENCAL, nas Caldas da Rainha, no dia 8 de Novembro de 2010.
Este II Módulo, novamente orientado por Jesus Sheriff, constou de uma visita especializada às diversas instalações técnicas do CENCAL. Todos os trabalhadores do Museu da Cerâmica tiveram oportunidade de observar equipamentos e procedimentos e questionar sobre a prática da produção cerâmica.

 

 

Museu da Cerâmica em destaque na Revista Aprender ao Longo da Vida

Na Revista Aprender ao Longo da Vida, nº 12 de Maio de 2010, o Museu da Cerâmica está referenciado com um artigo “Atelier de Cerâmica – Trabalhar a Própria Terra”.
Neste artigo de seis páginas são salientadas as belíssimas peças de grandes dimensões, da autoria de Rafael Bordalo Pinheiro, assim como a visita de oito idosos, utentes do Centro de Dia da Associação de Solidariedade Social da Foz do Arelho.

Esta Revista pode ser consultada no Centro de Documentação do Museu da Cerâmica, de Segunda a Sexta-Feira, das 10h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h00. Também tem acesso a um resumo da notícia online através do link: http://www.direitodeaprender.com.pt/media/aprender12_p.pdf.

Passe pelos Museus em Família

 
Inicia-se em Novembro o Projecto “Passe pelos Museus em Família. Fins-de-semana nos Museus e Palácios do IMC” promovido pelo Instituto dos Museus e da Conservação para o ano lectivo 2010-2011.
Composto por Visitas temáticas, jogos de pista e oficinas de expressão artística (pintura, teatro, dança e música), é  dirigido ás famílias  e programado pelos Serviços Educativos dos seguintes museus e palácios:
 
Região de Lisboa:
Casa-Museu Dr. Anastácio Gonçalves
Museu Nacional do Azulejo
Museu Nacional dos Coches
Palácio Nacional de Mafra
 
Região Vale do Tejo

Museu de Cerâmica, Caldas da Rainha
- Região Centro
Museu da Guarda
Museu Monográfico de Conímbriga
 
Região Norte
- Museu de Alberto Sampaio, guimarães
- Museu D. Diogo de Sousa, Braga
- Museu de Lamego
- Paço dos Duques, Guimarãe

Para mais informações clique aqui

Fonte : IMC

Inauguração da Exposição

Cerâmica Contemporânea de Autor

Vai inaugurar no próximo dia 23 de Outubro, Sábado, pelas 16:00 horas, no Museu da Cerâmica, nas Caldas da Rainha, a exposição “Cerâmica Contemporânea de Autor”.

Trata-se de uma mostra de peças contemporâneas que reúne um conjunto de obras de doze ceramistas de várias gerações, – Alberto Miguel, Armando Correia, Ana Sobral, Armindo Reis, Bolota, Carlos Enxuto, Eduardo Constantino, Fernando Miguel, Herculano Elias, Leonel Telo, Mário Reis e Paulo Óscar.

Constitui objectivo desta exposição reunir um expressivo grupo de criadores, a produzir e a criar nas Caldas, traçando linhas de selecções e de afinidades com a tradição de cerâmica local e destacando novos caminhos que a modernidade e a exploração das matérias apontam, num diálogo activo com as colecções do Museu.

Nesta tarde, e a convite do Casal da Eira Branca, irá estar presente um grupo de jornalistas da "Associação de Imprensa Estrangeira". O Casal da Eira Branca pretende mostrar a cidade das Caldas da Rainha, como espaço de artes, uma cidade com História, mas também uma cidade de "Hoje".
Convidam-se todos os interessados para a cerimónia inaugural da exposição de Cerâmica Contemporânea de Autor e para posterior visita, ficando patente ao público até 31 de Dezembro de 2010, no horário habitual do Museu da Cerâmica.

Dia Mundial da Música, 1 de Outubro, no Museu da Cerâmica





O Museu da Cerâmica vai aderir à comemoração do Dia Mundial da Música, a 1 de Outubro, presenteando os seus visitantes com a actuação de uma banda de jazz nos jardins do Museu.

Convida o público a participar nestas comemorações, pelas 21:00 horas, com entrada gratuita.

Os Cottas Club Jazz Band, vem da zona Oeste de Portugal, surgiram em 2003 e estão focados no Jazz Dixieland (ou Jazz tradicional), aquele que foi tocado durante os anos vinte e anos trinta, na cidade-berço do Jazz - New Orleans.

Este conceito, reflecte-se também no instrumental da banda: trompete, trombone, clarinete, sousafone e washboard. Na tradição dos velhos mestres, esta banda executa acusticamente os temas mais famosos da época, cantando inclusivamente, com um megafone. Dos traços mais genuínos da banda, é sua predisposição para a animação em complemento às interpretações musicais. Com textos humorísticos em estilo stand-up comedy, em todos os ambientes, os Cottas conseguem oferecer espectáculos memoráveis, únicos e bem dispostos.

O grupo é composto pelos seguintes elementos: Rafael Neves (Clarinete) | Pedro Morais (Saxofone) | Mário Nunes (Trompete, Voz) | Hugo Margalho (Trombone) | Jorge Maia (Sousaphone) | Alexandre Maia (Washboard)

5ªs à Noite nos Museus. Verão 2010 no Museu da Cerâmica



23 de Setembro às 21:00 horas - Grupo Coral dos Pimpões

O Grupo Coral dos Pimpões surgiu em Setembro de 1999, dando continuidade ao Reginæ Chorus, coro criado em 1992 por iniciativa da Infancoop e dos Pimpões.
É um coro misto que pretende conjugar um trabalho musical sério com um espírito lúdico, de forma a aproveitar da melhor forma as capacidades dos seus elementos que, na generalidade, não possuem qualquer formação musical. O seu reportório pretende ser representativo da variedade da música coral, integrando exemplos de música religiosa e profana, tanto popular como erudita, desde a Idade Média até aos nosso dias, e procura um equilíbrio entre a qualidade musical, a acessibilidade técnica e o próprio gosto dos seus elementos, de modo que o acto de cantar seja (e transmita) na medida do possível um acto de felicidade e de realização pessoal.
Por iniciativa própria, ou respondendo a solicitações das mais diversas entidades, o Grupo Coral realiza regularmente concertos na cidade e na região, além de participar, a convite de outros coros, em diversos encontros corais. Desde 2004 organiza anualmente o seu encontro de coros, através do qual traz à sua cidade coros de outras regiões do país, numa perspectiva de enriquecimento mútuo.
O Grupo Coral dos Pimpões é dirigido desde 1998 por Joaquim António Silva.

Jornadas Europeias do Património

PATRIMÓNIO: UM MAPA DA HISTÓRIA

- 24 e 25 de Setembro de 2010 -

O Museu da Cerâmica vai participar nas Comemorações das Jornadas Europeias do Património, as quais, em 2010, decorrem subordinadas ao tema abrangente de Património: um Mapa da História.

Tomando o património cerâmico como mote para o desenvolvimento do tema geral, pretende-se qualificar a visita clássica ao local patrimonial, aprofundando o envolvimento do visitante, para lá da atitude distante de observação e contemplação. O Património, nas suas diferentes manifestações, documenta um percurso espaço-tempo das sociedades. Viajar pelas cidades, percorrer o território observando vestígios, interpretando os cenários urbanos e rurais de acontecimentos históricos e políticos, da humanização das paisagens, da produção técnica e científica, literária ou artística, é como ter, entre mãos, um inesgotável mapa que nos ajuda a entender de onde viemos e a escolher para onde podemos seguir.

Através desta proposta, o Museu da Cerâmica convida o público a explorar, no património, o mapa da História.

Programação:
 24 de Setembro de 2010

Oficina de Expressão Plástica: vamos trabalhar o "barro", aprender como se transforma em cerâmica e partilhar histórias sobre o Museu.
Público-alvo: Alunos 1º ciclo e seniores
Horário: 1º Ciclo: 10:00-12:00 horas / Seniores: 14:00-16:00 horas
Nº Participantes: 22 Participantes (máximo)
Com marcação prévia para o 262 840 285

25 de Setembro de 2010

Atelier
Atelier de recortes e colagens: a partir dos Bichos do Bordalo dispostos no Jardim do Museu, elaborar azulejos de papel alusivos ao tema.
Público-alvo: Famílias
Horário: 10:00-12:30 horas / 14:00-17:00 horas
Com marcação prévia para o 262 840 280

Visita Guiada
Visitas guiadas com a temática dos Bichos do Bordalo existentes no Jardim do Museu.
Público-alvo: Famílias
Horário: 10:00-12:30 horas / 14:00-17:00 horas
Com marcação prévia para o 262 840 280

5ªs à Noite nos Museus. Verão 2010 no Museu da Cerâmica



16 de Setembro às 21:00 horas:

John Fletcher
Recital de Guitarra e Altigarren

Recital a solo de Guitarra Clássica e Altgitarren (Guitarra alto de 11 cordas).

Apresenta um repertório desde o século XVI até aos dias de hoje, passando pelos Períodos Renascentista, Barroco, Clássico, Romântico, Neo-Romântico, Impressionista e Contemporâneo. Indo desde arranjos sobre música popular a música litúrgica e contemplativa, passando por danças, como as da Suite Barroca, Valsas e tangos. Fazendo assim uma viagem no tempo e no espaço entre o Continente Europeu e o Continente Americano, com obras originalmente escritas para o instrumento e transcrições.