Viagem em Itália


2 de agosto, 21h30, (ATENÇÃO: foi alterado o horário inicialmente divulgado) no jardim do Museu da Cerâmica, mais uma sessão de cinema ao ar livre!

Desta vez viajamos até Itália...

Viagem em Itália (1954) / Roberto Rossellini – 97min

Atores: Ingrid Bergman, George Sanders, Maria Mauban

Katherine (Ingrid Bergman) e Alexander (George Sandrs) são um casal londrino rico e sofisticado e viajam até Nápoles com o objetivo de vender uma casa de um tio recentemente falecido.

A relação entre ambos está algo arrefecida e certos aspetos da vida napolitana nada ajudam a melhorá-la. Ela relembra um poeta que a amou e que morreu. Embora ela não o amasse, a sua memória recorda-lhe a falta de amor que existe na sua vida. Ela visita os museus de Nápoles e ele passeia-se por Capri namoriscando as mulheres, mas recusando o adultério.

No regresso, falam de divórcio. Será que este casal estrangeiro encontrará em Itália o discernimento necessário para salvar o seu casamento?

Com este filme, Rossellini faz uma mudança radical no rumo do seu cinema da década de cinquenta, deixando para trás um neo-realismo de cariz social, apostando, com Viagem em Itália, num realismo interior e emocional.

Este filme foi rodado na cidade de Nápoles; vamos ter oportunidade de visitar, através da escultura, o Museu de Nápoles e também as escavações nas ruínas de Pompeia.


Uma iniciativa "Museus no Centro", com o apoio da Fila-K e do Atelier Arte e Expressão.