Colectivo 3 Cês – 10 Anos de Cerâmica

Exposição no

Museu da Cerâmica


O Museu da Cerâmica inaugura no dia 25 de julho, pelas 19:00 hora, uma exposição do “Colectivo 3 Cês”, evento que sublinha 10 Anos de atividade deste grupo de ceramistas e criadores contemporâneos.

Nesta oportunidade se apresentam conjuntamente trabalhos de Ana Sobral, Ana Lousada & Carlos Neto, Carlos Enxuto, Carmina Anastácio, Emilia Viana, Heitor Figueiredo, Josiane Rodrigues, Liliana Sousa, Maria do Ceu Nogueira, Martim Santa Rita, Miguel Neto, Paulo Óscar, Ricardo Casimiro e Umbelina de Barros.

O percurso, conceito e desideratos da Associação Colectivo 3 Cês são caraterizados nas suas próprias palavras que se transcrevem:
Quando, há dez anos, decorreu a primeira edição da mostra de cerâmica criativa contemporânea em São Martinho do Porto, a ideia não foi prioritariamente a de criar um evento único em Portugal – embora o fosse –, nem a de desenvolver uma iniciativa comercial – embora houvesse vendas substanciais –, mais sim a de juntar o grupo de criadores que representaria da melhor e mais justa forma a criação contemporânea no pais. Assim, em 2003, com a mostra, nasceu o conceito de Colectivo.
Três anos mais tarde, em 2006, o Colectivo tornou-se uma realidade associativa oficial, passando a ser conhecida por associação «3 Cês».
Entre tradição e modernidade, insere-se num espaço nem sempre devidamente preenchido, frequentemente mal percebido e muito pouco ocupado em Portugal. Foi a partir dessas observações que o Colectivo decidiu orientar as energias e definir as suas ações: divulgar, promover, dinamizar a cerâmica de autor sempre foram as palavras-chave. Mas também mais ambiciosamente se pretende chamar a atenção tanto do público como das entidades culturais e públicas para o facto de a criação artística contemporânea em cerâmica ser uma realidade mal definida e mal reconhecida no país, quando ela se está tornar um dos meios de expressão artística mais procurado em muitos países da Europa e além.
Consequentemente, faz tudo o sentido o Museu da Cerâmica acolher esta exposição de obras de ceramistas portugueses da associação 3 Cês. Além disso, parece da maior lógica a presente exposição decorrer nas Caldas da Rainha, cidade das artes plásticas por excelência, porque consideramos que as Caldas, através do seu passado, através dos seus museus, através dos seus centros de formação únicos no país – nomeadamente a ESAD e o CENCAL – são um local privilegiado para se tomar consciência das realidades e das potencialidades da contemporaneidade da cerâmica.
Esperamos que os 10 Anos do Colectivo 3 Cês possam ser ponto de partida para outras parcerias com os museus, autarquia e todas as entidades competentes, no sentido de um contributo comum para o renascimento nesta cidade da criação artística de cerâmica contemporânea.

A mostra ficará patente até 8 de setembro de 2013, na sala de exposições temporárias e jardim do Museu da Cerâmica, no seu horário de verão, das 10:00 às 19:00 horas, de 3ª feira a domingo.