Musica no Museu José Malhoa


Museu José Malhoa
Música à Quinta
VERÃO 2013
Durante o verão 2013, entre 18 de julho e 12 de setembro, a DRCC – Direção Regional de Cultura do Centro e o Museu José Malhoa promovem um ciclo musical, a decorrer à 5ª feira, pelas 21:30 horas, com ingresso de € 1,00. A iniciativa desenvolve-se em parceria e com a especial colaboração de outras instituições e associações culturais que a apoiam.


18 JULHO

Conservatório de Caldas da Rainha

- Tahina Rahary (guitarra elétrica) e Alberto Valongo (guitarra elétrica)

Reportório: Jazz


25 JULHO

Conservatório de Caldas da Rainha

- Tiago da Neta (guitarra portuguesa e guitarra clássica)

Reportório: Música portuguesa e música erudita


1 AGOSTO

Conservatório de Caldas da Rainha

Natália Monteiro (flauta transversal) - Raquel Oliveira (clarinete) - David Costa (oboé)

Reportório: Música erudita


8 AGOSTO

Three Cool Jazz

Daniel Rodrigues (Saxofones) - Rafael Mendonça (Trompetes) - Luis Pereira (Bateria, Cajon)

Reportório: Jazz


15 AGOSTO

Conservatório de Caldas da Rainha (CCR)

Alessio Vellotti (piano)

Reportório: Música Erudita e Jazz


22 AGOSTO

Conservatório de Caldas da Rainha (CCR)

Aurélien Vieira Lino (piano) - Rui Leite (contrabaixo) - Tiago Miguel (bateria) - João Guimarães (saxofone)

Reportório: Jazz


29 AGOSTO

Jaqueline Conde (piano) e Sandra Azevedo (Soprano)

Reportório: Música Clássica


5 SETEMBRO

Grupo Canto Peregrino

Reportório: Gospel Jazz


12 SETEMBRO

Alma Nova - Grupo Coral e Instrumental do Conselho de Óbidos

Reportório: Música Erudita e Música Profana

Viagem em Itália


2 de agosto, 21h30, (ATENÇÃO: foi alterado o horário inicialmente divulgado) no jardim do Museu da Cerâmica, mais uma sessão de cinema ao ar livre!

Desta vez viajamos até Itália...

Viagem em Itália (1954) / Roberto Rossellini – 97min

Atores: Ingrid Bergman, George Sanders, Maria Mauban

Katherine (Ingrid Bergman) e Alexander (George Sandrs) são um casal londrino rico e sofisticado e viajam até Nápoles com o objetivo de vender uma casa de um tio recentemente falecido.

A relação entre ambos está algo arrefecida e certos aspetos da vida napolitana nada ajudam a melhorá-la. Ela relembra um poeta que a amou e que morreu. Embora ela não o amasse, a sua memória recorda-lhe a falta de amor que existe na sua vida. Ela visita os museus de Nápoles e ele passeia-se por Capri namoriscando as mulheres, mas recusando o adultério.

No regresso, falam de divórcio. Será que este casal estrangeiro encontrará em Itália o discernimento necessário para salvar o seu casamento?

Com este filme, Rossellini faz uma mudança radical no rumo do seu cinema da década de cinquenta, deixando para trás um neo-realismo de cariz social, apostando, com Viagem em Itália, num realismo interior e emocional.

Este filme foi rodado na cidade de Nápoles; vamos ter oportunidade de visitar, através da escultura, o Museu de Nápoles e também as escavações nas ruínas de Pompeia.


Uma iniciativa "Museus no Centro", com o apoio da Fila-K e do Atelier Arte e Expressão.

Duas Feras

Junte-se a nós, 26 julho, 21h30, no jardim do Museu da Cerâmica, mais uma sessão de cinema ao ar livre, numa noite agradável de verão!


Duas Feras (1938) / "Bringing Up Baby"Howard Hawks - 102min
Atores: Katharine Hepburn, Cary Grant, Charles Ruggles


SINOPSE
David Huxley (Cary Grant), arqueólogo
, espera por um osso de que precisa para a sua coleção no museu. Para seu azar conhece Susan Vance (Katharine Hepburn) e acaba por se envolver numa série de contratempos com ela e um leopardo, Baby.

A herdeira desmiolada apaixona-se pelo distraído professor e tudo faz para lhe chamar a atenção.

As Duas Feras é um dos filmes mais divertidos e bem conseguidos de sempre. Os desempenhos de Katharine Hepburn e Cary Grant são simplesmente excelentes.

Este filme contém cenas rodadas no Los Angels Museum of Natural History e uma famosa sequência com Katharine Hepburn e Cary Grant, à volta de um esqueleto de brontossauro.

Duas Feras no Museu da Cerâmica

26 de julho às 21h30 - Duas Feras ao ar livre no Museu da Cerâmica. Venha ver connosco!
 
 

Colectivo 3 Cês – 10 Anos de Cerâmica

Exposição no

Museu da Cerâmica


O Museu da Cerâmica inaugura no dia 25 de julho, pelas 19:00 hora, uma exposição do “Colectivo 3 Cês”, evento que sublinha 10 Anos de atividade deste grupo de ceramistas e criadores contemporâneos.

Nesta oportunidade se apresentam conjuntamente trabalhos de Ana Sobral, Ana Lousada & Carlos Neto, Carlos Enxuto, Carmina Anastácio, Emilia Viana, Heitor Figueiredo, Josiane Rodrigues, Liliana Sousa, Maria do Ceu Nogueira, Martim Santa Rita, Miguel Neto, Paulo Óscar, Ricardo Casimiro e Umbelina de Barros.

O percurso, conceito e desideratos da Associação Colectivo 3 Cês são caraterizados nas suas próprias palavras que se transcrevem:
Quando, há dez anos, decorreu a primeira edição da mostra de cerâmica criativa contemporânea em São Martinho do Porto, a ideia não foi prioritariamente a de criar um evento único em Portugal – embora o fosse –, nem a de desenvolver uma iniciativa comercial – embora houvesse vendas substanciais –, mais sim a de juntar o grupo de criadores que representaria da melhor e mais justa forma a criação contemporânea no pais. Assim, em 2003, com a mostra, nasceu o conceito de Colectivo.
Três anos mais tarde, em 2006, o Colectivo tornou-se uma realidade associativa oficial, passando a ser conhecida por associação «3 Cês».
Entre tradição e modernidade, insere-se num espaço nem sempre devidamente preenchido, frequentemente mal percebido e muito pouco ocupado em Portugal. Foi a partir dessas observações que o Colectivo decidiu orientar as energias e definir as suas ações: divulgar, promover, dinamizar a cerâmica de autor sempre foram as palavras-chave. Mas também mais ambiciosamente se pretende chamar a atenção tanto do público como das entidades culturais e públicas para o facto de a criação artística contemporânea em cerâmica ser uma realidade mal definida e mal reconhecida no país, quando ela se está tornar um dos meios de expressão artística mais procurado em muitos países da Europa e além.
Consequentemente, faz tudo o sentido o Museu da Cerâmica acolher esta exposição de obras de ceramistas portugueses da associação 3 Cês. Além disso, parece da maior lógica a presente exposição decorrer nas Caldas da Rainha, cidade das artes plásticas por excelência, porque consideramos que as Caldas, através do seu passado, através dos seus museus, através dos seus centros de formação únicos no país – nomeadamente a ESAD e o CENCAL – são um local privilegiado para se tomar consciência das realidades e das potencialidades da contemporaneidade da cerâmica.
Esperamos que os 10 Anos do Colectivo 3 Cês possam ser ponto de partida para outras parcerias com os museus, autarquia e todas as entidades competentes, no sentido de um contributo comum para o renascimento nesta cidade da criação artística de cerâmica contemporânea.

A mostra ficará patente até 8 de setembro de 2013, na sala de exposições temporárias e jardim do Museu da Cerâmica, no seu horário de verão, das 10:00 às 19:00 horas, de 3ª feira a domingo.

Cinema nos Museus - Nove semanas de cinema ao livre...

 
 

Peça do mês - Julho 2013