Requiem - 23 de agosto às 21h30


23 de agosto, 21h30, no jardim do Museu da Cerâmica, mais uma sessão de cinema ao ar livre!

Requiem (1998) / Alain Tanner – 105min

Atores: André Marcon, Canto e Castro, Cécile Tanner, Lia Gama, Márcia Breia, Raul Solnado, Zita Duarte

A partir do romance de António Tabucchi, o filme é rodado na zona de Lisboa.
A história principia num tórrido domingo de verão. Paul, o narrador, tem um encontro marcado com um Convidado que é, de fato, o fantasma de Fernando Pessoa. Chega a Lisboa ao meio-dia, mas apercebe-se que os encontros dos fantasmas ocorrem mais frequentemente à meia-noite.
Entre o meio-dia e a meia-noite, Paul encontra uma série de personagens da Lisboa do presente e fantasmas do passado. Cruzam-se os caminhos entre os mortos e os vivos, simultaneamente ou em momentos descompassados, até se encontrar finalmente com Pessoa; Paul cruza-se com donos de restaurante, a dona de um bordel, um mendigo, um guarda de cemitério, um motorista de táxi, uma velha cigana, todos fortemente ancorados numa cultura lisboeta que se apaga lentamente. Através de toda a história vagueia o espírito de Pessoa e um poderoso sentimento de saudade e remorso.
O filme “REQUIEM” é rodado em Portugal (Lisboa), contém uma espantosa sequência no Museu Nacional de Arte Antiga, quando o realizador filma a pintura "As Tentações de Santo Antão" de Hieronymus Bosch.
Uma iniciativa "Museus no Centro", com o apoio da Fila-K e do Atelier de Arte e Expressão.