Museu da Cerâmica
Jornadas Europeias do Património
O Futuro da Memória
28 e 29 de setembro de 2012
Nos dias 28 e 29 de setembro, o Museu da Cerâmica vai participar nas comemorações das Jornadas Europeias do Património, as quais, em 2012, decorrem subordinadas ao tema "O Futuro da Memória ".
Sendo o património cerâmico o mote para o desenvolvimento do tema geral, pretende-se promover a aproximação do público ao património cultural em sentido amplo, realçando a sua importância enquanto memória, documento da história e fator do desenvolvimento das sociedades e da construção do futuro. O património cultural constitui um testemunho incontornável do passado, mantendo viva a memória dos povos, contribuindo decisivamente para o reforço da sua identidade e sendo hoje encarado como recurso insubstituível para o progresso das sociedades.
As Jornadas Europeias do Património são uma iniciativa anual do Conselho da Europa e da União Europeia, sendo por objetivo a sensibilização dos cidadãos para a importância da salvaguarda do Património. Neste sentido, o Museu da Cerâmica elaborou um programa de atividades acessível e sugestivo destinado ao público em geral.
Com esta proposta, o Museu da Cerâmica convida o público a conhecer o seu património edificado, cerâmico
A entrada para as atividades das Jornadas Europeias é gratuita.
Programa:
28 de Setembro
28 de Setembro
Visita Temática a um conjunto de peças significativas do acervo do Museu da Cerâmica (10 peças).
Peças que contem uma história e que caracterizem os autores, aproximando o público deste património cultural local de elevado interesse artístico.
Sensibilizar o público local a participar neste evento, mantendo viva a memória dos artistas.
Jogo da Descoberta - Jardim do Museu da Cerâmica.
Descoberta do Património cerâmico e azulejar que se encontra integrado no belo jardim do Museu.
Público em Geral
Horário: das 10:00 às 12:30 e das 14:00 às 17:00 horas
Marcação prévia para estas atividades:
Tel.: 262840280
29 de Setembro
Palestra – Azulejaria no Museu da Cerâmica
Apresentação da azulejaria aplicada no Palacete e nos Jardins do Museu da Cerâmica, bem como das suas coleções (do século XVI ao XX), com referência à tipologia, historial e proveniência. Alusão ao espirito de colecionismo do século XIX.
Por Cristina Ramos e Horta
Público em Geral
Público em Geral
Horário: 15:30 horas