PATRIMÓNIO E PAISAGEM URBANA no MUSEU DA CERÂMICA

Jornadas Europeias do Património

PATRIMÓNIO E PAISAGEM URBANA

23 e 24 de Setembro de 2011

Nos dias 23 e 24 de Setembro, o Museu da Cerâmica vai participar nas comemorações das Jornadas Europeias do Património, as quais, em 2011, decorrem subordinadas ao tema "Património e Paisagem Urbana".

Tomando o património cerâmico como mote para o desenvolvimento do tema geral, pretende-se assim sensibilizar os cidadãos para a necessidade de proteger e valorizar as características da paisagem, nas cidades, vilas e aglomerados urbanos, entendida no seu sentido mais amplo.

Património e Paisagem Urbana são indissociáveis, a partir do momento em que a ideia de paisagem urbana é abrangente e reflecte todos os valores sociais, naturais, culturais, urbanísticos, arquitectónicos e arqueológicos que aí se inserem. O Património e a Paisagem Urbana, nas suas múltiplas manifestações, documentando a história e o desenvolvimento da sociedade, contribuem, decisivamente, para a diferenciação de identidades. As cidades, vilas e aglomerados urbanos são recursos únicos que têm de ser protegidos e valorizados, apesar dos problemas que lhes são inerentes por serem organismos em constante transformação, como a desertificação dos centros históricos e tradicionais e a tendência para a descaracterização.

Com esta proposta, o Museu da Cerâmica convida o público a explorar
a paisagem do seu Jardim, através do património que o integra.

Programa:
23 de Setembro
Visitas Guiadas com a temática dos Bichos de Bordalo expostos no jardim do Museu.
Público em Geral
Horário: das 10:00 às 12:30 e das 14:00 às 17:00 horas
Marcação prévia. Tel.: 262840280 e-mail: mceramica.guilherminacosta@imc-ip.pt

24 de Setembro
Jogo da Descobeta - Jardim do Museu da Cerâmica. Descoberta do Património cerâmico e azulejar que se encontra integrado no belo Jardim do Museu.
Público em Geral
Horário: das 10:00 às 12:30 e das 14:00 às 17:00 horas
Marcação prévia. Tel.: 262840280 e-mail: mceramica.guilherminacosta@imc-ip.pt