Defesa e promoção de igualdade de direitos para as pessoas com deficiência

Natal do Livro no Museu

Não perca o “Natal do Livro” no Museu da Cerâmica

Como já vem sendo tradição, decorrerá este ano mais uma campanha promocional do “Natal do Livro”, nas Lojas dos museus do Instituto dos Museus e da Conservação, a decorrer entre 22 de Novembro e 30 de Dezembro de 2011.

No Museu da Cerâmica encontrará publicações de museologia, conservação e restauro, estudos, monografias, catálogos de colecções e de exposições, entre outros, a preços aliciantes, podendo atingir descontos de 80%.

Visite-nos, porque neste Natal o saber ocupa lugar!

De Terça a Domingo, das 10h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h00.
Rua Dr. Ilídio Amado
2500-217 Caldas da Rainha

Tel.: (+351) 262 840 280 (9)
Fax: (+351) 262 840 281

No Cerne da Ciência

SEMANA DA CIENCIA E DA TECNOLOGIA
MUSEU DA CERÂMICA
25 DE NOVEMBRO DE 2011

O Museu da Cerâmica vai participar mais uma vez na Semana da Ciência e da Tecnologia, promovida pela Ciência Viva – Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica, dia 25 de Novembro, pelas 21h30.

Inserindo-se nestes objectivos de divulgação científica e tecnológica, o Museu apresenta no seu programa a seguinte iniciativa:

25 de Novembro
No Cerne da Ciência
Iniciativa do Clube da Ciência da Escola Secundária Raul Proença em parceria com o Museu da Cerâmica de Caldas da Rainha.
Palestra que consiste numa viagem virtual ao célebre CERN (Organisation Européenne pour la Recherche Nucléaire - Genève, Suisse), uma viagem aos limites do conhecimento cientifico na área da física.
Com os Professores de Física e Química da Escola Secundária Raul Proença (participantes na “Escola de Professores do CERN” - Suiça)
Carlos Pires
Cristina Franqueira
Luís Perna

Destinatários: Público em geral
Horário: 21:30 horas
Local: Museu da Cerâmica das Caldas da Rainha

Inauguração dia 24 de Novembro às 18h00

O Museu da Cerâmica vai inaugurar no próximo dia 24 de Novembro de 2011, pelas 18:00 horas, na Sala de Exposições Temporárias, uma Exposição de Cerâmica Contemporânea, Núcleo de Cerâmica Inglesa, da Colecção Francisco Coutinho Carreira – Doação José Coutinho Martins e Ilda da Piedade Fortunato Martins, pertença do Museu da Cerâmica.
Trata-se de uma mostra que reúne um conjunto de 40 peças de cerâmica contemporâneas, da mais significativa produção inglesa do século XX – Poole, Crown Devon, Royal Doulton, Beswick, Carlton Ware e Luxor.
A exposição ficará patente ao público, no horário habitual do Museu da Cerâmica, das 10:00 às 12:30 e das 14:00 às 17:00 horas, de 3ª Feira a Domingo até 29 de Fevereiro.
Prato | POOLE (Inglaterra) | Século XX | MC 3733

Inauguração da Exposição "À minha janela..." 21 Outubro 2011 16,30 horas

O Museu da Cerâmica, em parceria com o CENCAL, vai inaugurar no próximo dia 21 de Outubro de 2011, pelas 16,30 horas, na Sala de Exposições Temporárias, uma Exposição de Azulejaria Contemporânea À minha janela.... Trata-se de uma mostra que reúne 9 painéis de azulejos da autoria de Helder Silva.

A exposição ficará patente ao público, no horário habitual do Museu da Cerâmica, das 10:00 às 12:30 e das 14:00 às 17:00 horas, de 3ª Feira a Domingo até 27 de Novembro.


PATRIMÓNIO E PAISAGEM URBANA no MUSEU DA CERÂMICA

Jornadas Europeias do Património

PATRIMÓNIO E PAISAGEM URBANA

23 e 24 de Setembro de 2011

Nos dias 23 e 24 de Setembro, o Museu da Cerâmica vai participar nas comemorações das Jornadas Europeias do Património, as quais, em 2011, decorrem subordinadas ao tema "Património e Paisagem Urbana".

Tomando o património cerâmico como mote para o desenvolvimento do tema geral, pretende-se assim sensibilizar os cidadãos para a necessidade de proteger e valorizar as características da paisagem, nas cidades, vilas e aglomerados urbanos, entendida no seu sentido mais amplo.

Património e Paisagem Urbana são indissociáveis, a partir do momento em que a ideia de paisagem urbana é abrangente e reflecte todos os valores sociais, naturais, culturais, urbanísticos, arquitectónicos e arqueológicos que aí se inserem. O Património e a Paisagem Urbana, nas suas múltiplas manifestações, documentando a história e o desenvolvimento da sociedade, contribuem, decisivamente, para a diferenciação de identidades. As cidades, vilas e aglomerados urbanos são recursos únicos que têm de ser protegidos e valorizados, apesar dos problemas que lhes são inerentes por serem organismos em constante transformação, como a desertificação dos centros históricos e tradicionais e a tendência para a descaracterização.

Com esta proposta, o Museu da Cerâmica convida o público a explorar
a paisagem do seu Jardim, através do património que o integra.

Programa:
23 de Setembro
Visitas Guiadas com a temática dos Bichos de Bordalo expostos no jardim do Museu.
Público em Geral
Horário: das 10:00 às 12:30 e das 14:00 às 17:00 horas
Marcação prévia. Tel.: 262840280 e-mail: mceramica.guilherminacosta@imc-ip.pt

24 de Setembro
Jogo da Descobeta - Jardim do Museu da Cerâmica. Descoberta do Património cerâmico e azulejar que se encontra integrado no belo Jardim do Museu.
Público em Geral
Horário: das 10:00 às 12:30 e das 14:00 às 17:00 horas
Marcação prévia. Tel.: 262840280 e-mail: mceramica.guilherminacosta@imc-ip.pt

Kit de Recolha de Patimónio Imaterial

Para o ano lectivo 2011-2012 descubra um novo instrumento pedagógico destinado ao publico juvenil, de download gratuito no MatrizPCI - Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial.


Trata-se do Kit de Recolha de Patimónio Imaterial, produzido pelo Departamento de Património Imaterial do IMC com o objectivo de promover a valorização do PCI por parte dos jovens.


Para além de Fichas para registo de manifestações de PCI (Saberes e Ofícios Tradicionais; Tradições Festivas; Tradições Orais), o Kit integra igualmente Fichas para registo de patimónio material (Lugares, Edíficios e Objetos). O Kit pretende assim sensibilizar os jovens para a necessidade da abordagem integrada ao património (material e imaterial), tal como preconizado pela legislação nacional para o setor do PCI.


Clique aqui para aceder directamente à edição electrónica ou aceda ao MatrizPCI em www.matrizpci.imc-ip.pt ("Área Jovens")

Celebra o teu Aniversário no Museu da Cerâmica

 
Traz os teus Amigos e vem celebrar o teu Aniversário ao Museu da Cerâmica!

O Museu oferece o Bolo de Aniversário e proporciona diversas actividades lúdicas e educativas para passares uma manhã/tarde de agradável diversão.




Atelier de Expressão Plástica com Desenho Artístico e Pintura Criativa
Elaborar azulejos criativos a partir das formas e da decoração das peças de cerâmica do acervo do Museu.

Jogo da Descoberta
Actividades no belo Jardim do Museu, que visam a descoberta do seu valioso Património cerâmico e azulejar.

As actividades lúdicas e educativas têm um custo de € 2,50 por criança.

Marcação prévia
Tel.: 262 840 280 | Fax: 262 840 281 | mceramica@imc-ip.pt

Acelino Correia de Carvalho. Doação ao Museu da Cerâmica


O Museu da Cerâmica integrou recentemente uma pequena colecção do espólio de Acelino Correia de Carvalho, doação feita pela Família, cumprindo a vontade expressa deste ceramista caldense. Trata-se de um conjunto de alguns bustos, estatuetas de figuras populares e alguns ensaios, cuja incorporação no acervo do Museu e a sua futura apresentação constitui, sem dúvida, um enriquecimento para o seu património, e uma valorização da instituição museológica que o acolhe. Assim fica representado mais um discípulo de Bordalo.

Acelino Correia de Carvalho (1882-1967), caldense de nascimento, teve os seus primeiros contactos com a cerâmica ainda muito novo. Em 1896, entrou como aprendiz na Fábrica de Faianças das Caldas da Rainha, dirigida por Rafael Bordalo Pinheiro, onde trabalhou como modelador, oleiro-formista e ornamentador. De invulgar técnica, mostrou ter elevadas qualidades, criando também novos modelos de grande valor artístico e praticando a miniatura com mérito. Encontra-se também representado no Museu José Malhoa.

Eco-mascarilhas de Carnaval


A partir dos materiais fornecidos, os participantes irão criar as suas mascarilhas de Carnaval utilizando, entre outras, técnicas de recorte e colagem. Este é um atelier de educação ambiental e todos os materiais serão reciclados.
Público-alvo: jovens em idade escolar ou pais e filhos
Formadora: Rita Ferreira
Valor: € 5 por participante. Redução para grupos / famílias
Número mínimo de participantes: 5
Número máximo de participantes: 15

Datas e horários: de 1 a 7 de Março das 10:00 às 11:15 horas, das 11:30 às 13:00 horas, das 14:00 às 15:15 horas e das 15:30 h às 17:00 horas
Marcações para o telefone: 262 840 280

Formação "O Museu da Cerâmica nas Pontas dos Dedos"

No âmbito do projecto “O Museu da Cerâmica nas pontas dos dedos”, presenteado recentemente ao público, decorreu, no passado dia 4 de Fevereiro, mais uma formação para todos os trabalhadores do Museu da Cerâmica, sob a orientação da Dra. Josélia Neves, especialista em comunicação para cegos. Tratou-se de uma aquisição de conhecimentos dirigida à equipa do Museu, para sensibilização do acolhimento e acompanhamento de visitantes cegos ou de baixa visão.
Esta formação vem complementar os Guiões em Braille e em negro, disponíveis ao público desde Dezembro de 2010.
A prática agora adquirida revela-se um contributo muito importante para a actuação de todos os profissionais do Museu, que assim desfrutaram da oportunidade de um grupo “ver” uma peça com as mãos, pelos olhos de um cego e receber um enriquecimento humano e pessoal por todos expresso!